Quem viaja pelas estradas do Brasil percebe a falta de infraestrutura de comunicação e conectividade em muitos pontos. No último censo agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 foi divulgado que das 5 milhões de propriedades rurais brasileiras, 72% (3,64 milhões) não têm acesso à internet na propriedade.
Boa parte dos que não têm acesso à internet é composta de pequenos produtores rurais, que ficam impossibilitados de usar a tecnologia tanto para auxiliar a produção rural e reduzir custos produtivos, quanto para comercializar por meio de ferramentas como Whatsapp e Redes Sociais.
A falta da internet interfere também na qualidade de vida dos moradores rurais, que não podem fazer transações bancárias, nem ter acesso à educação online, entre outras facilidades que a internet proporciona. Isso interfere principalmente na contratação de mão de obra e ajuda a ampliar o êxodo rural.
Agricultura Digital
Em contrapartida, uma pesquisa realizada em 2020 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola. A pesquisa da Embrapa foi feita com 754 produtores rurais.
Segundo os resultados da pesquisa da Embrapa, a facilidade de comunicação e de acesso à informação proporcionada pela internet são a porta de entrada para introduzir o agricultor em novas tecnologias que podem auxiliar na produção e comercialização dos seus produtos.
Entre os entraves para adoção de novas tecnologias no agronegócio estão o custo do investimento nessas ferramentas, como aquisição de equipamentos e aplicativos, e a qualidade de conexão na área rural.A deficiência na infraestrutura de conectividade nas áreas rurais é apontada como principal obstáculo por 61,4% dos que participaram da pesquisa.
Conectividade
O uso de conexão via satélite tem sido a opção para alguns produtores da zona rural em locais onde não há uma boa infraestrutura de conectividade. Apesar dos preços da internet via satélite estarem ficando cada vez mais acessíveis, ainda são considerados de alto custo para o pequeno produtor.
Apesar da internet via satélite não ser tão boa e confiável quanto um serviço de internet banda larga, via fibra ou cabo, ainda pode ser considerada uma excelente opção para as regiões mais remotas. Além da conexão via satélite, é possível que com a implantação do 5G a infraestrutura de telefonia móvel seja expandida para áreas mais distantes dos centros urbanos, visto que o governo pretende incluir a obrigatoriedade de expansão a conectividade no leilão.