A transformação digital já há algum tempo faz parte do cotidiano das pessoas. Carros conectados, casas inteligentes, big data, comunicação em nuvem, deep learning são tecnologias novas que mudaram para sempre o dia a dia das pessoas.
A questão é de extrema importância e por isso até o Governo brasileiro se preocupa com a questão. Segue em desenvolvimento e apuração o Plano Nacional de IoT desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para provedores de internet, assuntos como cyber segurança e nuvem devem ser realidade dentro da empresa do setor em breve, mudando inclusive configurações atuais de estrutura. Para aqueles que pensam em se prevenir, vamos dar algumas dicas.
Ficar ligado no que vem por aí no Plano Nacional de IoT deve ser parte de qualquer planejamento. O que será determinado pelo poder público provavelmente afetará o setor privado e consequentemente qualquer empresa. Colete e analise todos os dados possíveis para chegar na frente.
Investir em profissionalização do provedor, organizando e aprimorando gestões financeiras e de clientes também é algo primordial. Estar em compliance com o que está sendo feito e realizado por grandes empresas, em muitos casos concorrentes, também é uma boa ideia. A criação de um ambiente seguro dentro da sua empresa para manter em alto nível sua segurança interna.