SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Arquitetura TCP/IP: o que é, protocolos, camadas e conceitos

Imagem ilustrativa de arquitetura TCP/IP com várias conexões entre pontos.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A arquitetura TCP/IP pode ser compreendida como a união de protocolos que serve como base para a internet e para redes locais. Ela consiste em dois principais protocolos: o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) e o Protocolo de Internet (IP). Ambos trabalham em conjunto para possibilitar a comunicação entre dispositivos em redes distintas.

Mas quais camadas essa arquitetura possui, quais são seus protocolos e quais benefícios ela oferece? Entenda melhor sobre a arquitetura de redes TCP/IP a seguir!

Quais são as camadas da arquitetura TCP/IP?

A arquitetura TCP/IP é composta por 4 camadas:

  • Acesso de rede;
  • Internet;
  • Transporte;
  • Aplicativo.

Todas elas trabalham em conjunto, de modo que quando um usuário envia dados por meio delas, o modelo TCP/IP os transmite em uma ordem determinada. Depois, no recebimento dos danos, essa ordem é invertida.

Entenda mais sobre as camadas da arquitetura TCP/IP:

1. Camada de acesso de rede

A camada de acesso de rede também pode ser chamada de link de dados. Ela trabalha com a parte física da infraestrutura, possibilitando que ocorra comunicação entre os computadores pela internet. Exemplos dessa parte física são placas de interface de rede, ethernet, redes sem fio e drivers.

Além disso, essa camada abrange a infraestrutura técnica que viabiliza a conexão, como no caso do código que faz a conversão dos danos digitais em sinais transmissíveis.

2. Camada de internet

A segunda camada, nomeada como camada de internet ou de rede, faz o controle do roteamento de tráfego e de fluxo, assegurando a rapidez e a precisão do envio dos dados.

A etapa de remontar o pacote de dados quando ele chega ao destino é também responsabilidade dessa camada.

3. Camada de transporte

A função da camada de transporte é gerenciar a comunicação entre dispositivos, assegurando que a conexão de dados seja confiável e eficiente.

Para isso, essa camada pode utilizar diferentes protocolos, sendo que dois dos principais são: TCP e UDP (Protocolo de Datagrama de Usuário).

Confira também: Diferenças entre os protocolos TCP e UDP

4. Camada de aplicativo

A última camada é de aplicativo, que consiste no grupo de aplicativos que possibilita que o usuário tenha acesso à rede.

Nesse caso, o usuário final visualiza e interage com essa camada no momento de envio e recebimento de dados, como no caso de uso de aplicativos de mensagens, e-mail ou softwares de armazenamento em nuvem.

Principais protocolos de rede da arquitetura TCP/IP

Dentro da arquitetura TCP/IP, diversos protocolos são utilizados. Destacamos abaixo quais são os principais protocolos que utilizam o TCP/IP:

TCP – Transmission Control Protocol

Esse protocolo garante que os pacotes e serviços de conexão sejam entregues para aplicações por meio de acknowledgment sequenciado (3-way handshake) e, se for preciso, pela utilização de retransmissão de pacotes.

UDP – User Datagram Protocol

No caso do UDP, ele tem a desvantagem de não garantir a efetiva entrega dos pacotes. Porém, em contrapartida, oferece rapidez na entrega.

ARP – Address Resolution Protocol

Outro tipo de protocolo é o ARP, que possibilita a comunicação entre computadores em uma rede quando apenas o destinatário tem conhecimento do IP.

Arquitetura TCP/IP e os seus reais benefícios

Falando sobre os benefícios da arquitetura TCP/IP, o principal é a segurança existente na troca de dados entre hosts.

Porém, há muitos outros benefícios, como:

  • Interconectividade: é uma tecnologia que permite conexões mesmo entre sistemas não compatíveis;
  • Padronização: o protocolo é completo, roteável e passível de ser integrado a todos os sistemas operacionais que existem atualmente;
  • Protocolo robusto: conta com um conjunto de protocolos escaláveis, possibilita o uso em sistemas operacionais entre locais distantes e é multiplataforma.

Portanto, por ter tantas vantagens, esse é o protocolo mais usado na internet e, na maioria das vezes, é o protocolo padrão integrado dos computadores, dispensando a necessidade de qualquer configuração manual.

Quer investir em transporte de dados? Conheça os serviços da Eletronet navegando pelo nosso site e fale conosco!

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais