Você sabia que existe uma máquina específica para fusionar fibra óptica? Além disso, é preciso que a tarefa seja feita dentro de um processo padronizado e que haja alguns cuidados em relação à limpeza e manutenção.
Caso contrário, maiores são as chances de ocorrerem falhas e defeitos. Assim, para garantir a confiabilidade e funcionalidade do sistema, é indispensável seguir alguns passos na hora de unir a fibra óptica.
Mas, afinal, como fusionar fibra óptica corretamente? Para descobrir a resposta, prossiga a leitura! Ao longo deste conteúdo, será possível esclarecer dúvidas básicas sobre o assunto. Vamos lá?
O que é fusão de fibra óptica e para que ela serve?
A fusão de fibra óptica se refere ao processo realizado para unir duas fibras em uma única conexão. O processo costuma ser feito em uma máquina específica, geralmente automática.
Veja mais: Qual a melhor máquina de fusão de fibra óptica?
Um dos principais motivos que levam à necessidade de fusionar fibra óptica é a busca pela ampliação do alcance da fibra. Normalmente isso acontece quando há uma distância maior que a metragem disponível na bobina. Dessa forma, para cobrir a distância necessária, é preciso unir a fibra óptica para que ela tenha uma metragem maior.
O processo de fusão também pode ser utilizado diante da necessidade de modificar um tipo de cabo, como, por exemplo, no caso do cabo de alimentação para cabos de distribuição, que possui uma quantidade menor de fibras.
Por fim, existem outros motivos pelos quais pode ser necessário recorrer ao processo de fusão da fibra óptica, como: ativação de um novo cliente na rede FTTx e necessidade de remanejamento na rede.
Como é feita a fusão de fibras ópticas?
Entendeu o que é e qual é a utilidade de fusionar fibra óptica? Agora é chegado o momento de compreender como esse processo é realizado. A tarefa requer atenção, já que eventuais erros podem comprometer o funcionamento da fibra.
A seguir, confira o passo a passo sobre como infusionar fibra óptica na máquina automática de fusão:
- Comece limpando a extremidade da fibra óptica com um pano sem fiapos umedecido em álcool. Assim, é possível remover poeira ou detritos que possam ter se acumulado na superfície;
- Insira a fibra óptica na máquina de fusão. Certifique-se de que a extremidade da fibra óptica esteja alinhada corretamente com os blocos de alinhamento da máquina;
- Feche os grampos da máquina para prender a fibra óptica;
- Selecione os parâmetros de fusão apropriados. Eles costumam incluir o tipo de processo de fusão, o nível de potência e o tempo de fusão;
- Ative o processo de fusão e aguarde sua conclusão;
- Abra os grampos da máquina e remova a fibra óptica fundida;
- Inspecione a fibra para certificar-se de que ela está devidamente fundida. Se necessário, repita o processo de fusão até obter o resultado desejado.
Como evitar erros durante o fusionamento das fibras?
Conforme mencionamos, o processo de fusionar fibra óptica geralmente é feito por uma máquina específica de fusão. Por ser um equipamento de uso constante, é necessário que haja cuidados no manuseio tanto do aparelho quanto da fibra.
Dito isso, reunimos alguns erros comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da fibra óptica. Confira:
Limpeza
A limpeza é um dos principais pontos de atenção no processo de manutenção preventiva da máquina. Isso porque a maior parte dos problemas de funcionamento é referente à limpeza inadequada do equipamento.
O uso da máquina para fusionar fibra óptica é realizado, na maior parte do tempo, em áreas externas. Logo, ela está exposta a agentes como vento, umidade, poeira e, se a área estiver próxima ao mar, maresia.
Dessa forma, é necessário que os eletrodos sejam limpos sempre antes e após o uso. Assim, evita-se o acúmulo de resíduos ou impurezas que possam atrapalhar o desempenho e/ou funcionamento do equipamento.
Caso a limpeza não seja feita de forma adequada, o processo de fusão pode ser prejudicado. Adicionalmente, a limpeza é rápida e sem segredos. Tudo o que você vai precisar é de álcool isopropílico e cotonetes.
Ao final da limpeza, lembre-se de calibrar o arco e o motor. Esses detalhes também podem interferir no funcionamento adequado do equipamento.
Clivagem
A clivagem envolve o corte da fibra, etapa necessária para que seja possível uni-la posteriormente. Todavia, acontece que em alguns casos a máquina apresenta falhas no processo de clivagem. Geralmente esse tipo de defeito está relacionado à lâmina de diamante, responsável por executar o corte.
Se a lâmina parar de funcionar, procure fazer com que ela gire novamente antes de realizar a troca. A substituição da peça deve ser feita somente quando ela tiver sido totalmente utilizada.
Alinhamento
O alinhamento é outro ponto que deve ser observado na máquina de fusionamento de fibra óptica. O processo pode ser feito tanto pela casca quanto pelo núcleo.
Caso a fibra seja do tipo monomodo, o alinhamento deve ser feito pelo núcleo. Já com as fibras V-Groove Fixo, o alinhamento de casca é mais indicado.
Quando o alinhamento não é feito adequadamente, o processo de funcionamento da fibra óptica pode ficar comprometido e ocasionar erros durante a fusão.
Gostou de saber mais sobre como fusionar fibra óptica? Então você precisa conhecer o Link Dedicado Eletronet. Por meio de fibras ópticas, a estabilidade da rede com link dedicado traz muitos benefícios, especialmente em termos de velocidade e segurança.
Se você tem interesse em continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre fibra óptica, continue navegando pelo nosso blog!