Você já deve ter notado que boa parte dos sites hoje utilizam o protocolo HTTPS, mas você sabe o que isso significa?
O termo vem de Hyper text Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) e é a versão criptografada do HTTP. Ele é usado para comunicação segura pela Internet. O protocolo de comunicação é criptografado usando Transport Layer Security (TLS) ou, anteriormente, Secure Sockets Layer (SSL).
S de Seguro, certo?!
Então quer dizer que sempre que o site tiver o HTTPS é porque o site é considerado seguro?Não é bem assim. O “S” do HTTPS realmente representa a palavra “Seguro”, mas você pode ser igualmente vítima de algum cibercrime em um desses sites.
O HTTPS garante que o site é criptografado, que a conexão entre você e o site é segura, e que terceiros não terão acesso a sua navegação dentro dele, mas não necessariamente garante que ele seja seguro.
Um cyber crimino só pode igualmente fazer um site com o certificado HTTPS para roubar senhas e dados importantes. Portanto, é preciso tomar muito cuidado,e só digitar senhas e dados pessoais em sites que você tenha certeza que são confiáveis.
Para que usar o HTTPS?
O HTTPS é um padrão de segurança na internet. As páginas que não utilizam esse protocolo de segurança acabam sendo marcadas pelo Google como site não seguro. O certificado pode não garantir que o site seja confiável, mas com certeza é muito mais seguro que o HTTP.
Dessa forma, não é recomendável digitar nenhum dado sensível como senhas, credenciais bancárias e informações pessoais em um site cujo endereço não tenha o “s”. Isso porque, mesmo que o site seja confiável, os seus dados podem ser facilmente roubados por alguém que esteja interceptando o tráfego daquele site.
O protocolo HTTPS é essencial para transações financeiras, comunicações militares e infraestruturas. Por isso, mesmo o governo russo, que decidiu banir do país muitos protocolos de segurança irá manter o HTTPS.
Fique atento!
Resumindo, nunca confie em um site HTTP e quando for digitar qualquer dado sensível em um site HTTPS tenha certeza de que aquele site é confiável.
Para isso, verifique, com bastante cuidado, o nome do domínio. Os sites maliciosos são muito parecidos com os originais, às vezes uma única letra errada pode fazer a diferença. Além disso, muitos desses sites falsos são enviados por mensagens de Whatsapp, SMS, email. Por isso, tenha um cuidado especial ao clicar nos links de mensagens.