SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

HTTPS: Entenda a importância desse protocolo de segurança

HTTPS: Entenda a importância desse protocolo de segurança
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Você já deve ter notado que boa parte dos sites hoje utilizam o protocolo HTTPS, mas você sabe o que isso significa?

O termo vem de Hyper text Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) e é a versão criptografada do HTTP. Ele é usado para comunicação segura pela Internet. O protocolo de comunicação é criptografado usando Transport Layer Security (TLS) ou, anteriormente, Secure Sockets Layer (SSL).

S de Seguro, certo?!

Então quer dizer que sempre que o site tiver o HTTPS é porque o site é considerado seguro?Não é bem assim. O “S” do HTTPS realmente representa a palavra “Seguro”, mas você pode ser igualmente vítima de algum cibercrime em um desses sites.

O HTTPS garante que o site é criptografado, que a conexão entre você e o site é segura, e que terceiros não terão acesso a sua navegação dentro dele, mas não necessariamente garante que ele seja seguro.

Um cyber crimino só pode igualmente fazer um site com o certificado HTTPS para roubar senhas e dados importantes. Portanto, é preciso tomar muito cuidado,e só digitar senhas e dados pessoais em sites que você tenha certeza que são confiáveis.

Para que usar o HTTPS?

O HTTPS é um padrão de segurança na internet. As páginas que não utilizam esse protocolo de segurança acabam sendo marcadas pelo Google como site não seguro. O certificado pode não garantir que o site seja confiável, mas com certeza é muito mais seguro que o HTTP.

Dessa forma, não é recomendável digitar nenhum dado sensível como senhas, credenciais bancárias e informações pessoais em um site cujo endereço não tenha o “s”. Isso porque, mesmo que o site seja confiável, os seus dados podem ser facilmente roubados por alguém que esteja interceptando o tráfego daquele site.

O protocolo HTTPS é essencial para transações financeiras, comunicações militares e infraestruturas. Por isso, mesmo o governo russo, que decidiu banir do país muitos protocolos de segurança irá manter o HTTPS.

Fique atento!

Resumindo, nunca confie em um site HTTP e quando for digitar qualquer dado sensível em um site HTTPS tenha certeza de que aquele site é confiável.

Para isso, verifique, com bastante cuidado, o nome do domínio. Os sites maliciosos são muito parecidos com os originais, às vezes uma única letra errada pode fazer a diferença. Além disso, muitos desses sites falsos são enviados por mensagens de Whatsapp, SMS, email. Por isso, tenha um cuidado especial ao clicar nos links de mensagens.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais