Com a alta demanda de tráfego de dados provocada pelo uso contínuo de streamings, jogos online e aplicações corporativas, alguns provedores de internet vivem um dilema: como garantir conexão ininterrupta e melhorar o desempenho e a experiência dos clientes?
Para otimizar a gestão de tráfego e garantir que os usuários se mantenham conectados mesmo diante de falhas, a Eletronet acredita que chegou a hora dos provedores de internet irem além dos PoPs tradicionais.
Em um bate-papo exclusivo, Célio Mello, Gerente de Produto e Projetos Especiais da Eletronet, compartilhou insights sobre o IP MultiPoP e explicou como essa tecnologia pode melhorar a performance das redes e atender às demandas crescentes do mercado.
IP MultiPoP: insights exclusivos com Célio Mello
- Qual demanda identificada junto aos clientes levou à criação do IP MutiPoP?
Decidimos criar o IP MultiPoP quando identificamos que alguns clientes com arranjos de rede mais elaborados e acesso a conteúdo em pontos distintos do país necessitavam de uma solução que permitisse a utilização do serviço IP mesmo diante de falhas do PoP central.
Percebemos que a disponibilidade de receber o cliente em outro PoP criaria um grande diferencial e elevaria de forma representativa a resiliência do serviço para quem tem a oportunidade de contratá-lo.
Adicionalmente, descobrimos que a solução também funcionaria como um ponto de transbordo de tráfego do cliente, usada quando fosse necessário ampliar temporariamente o tráfego para atender demandas específicas, como transmissões de jogos de futebol via streaming, onde há súbito crescimento do tráfego acima do contratado.
2. Quais são as principais funcionalidades do IP MultiPoP e como funciona a infraestrutura de rede que suporta esse produto?
Além de todas as funcionalidades do serviço IP Eletronet, como conectividade diferenciada, baixa latência e alta disponibilidade na entrega do serviço, o IP MultiPoP também oferece disponibilidade de entrega do serviço em um segundo PoP, chamado de secundário ou back-up e possibilidade de acréscimo de tráfego para atendimento de demandas específicas.
3. O que o IP MultiPoP pode fazer para ajudar provedores de internet a enfrentarem os desafios de gestão de tráfego no Brasil?
O IP MultiPoP é uma evolução do serviço IP Eletronet, incorporando todos os seus benefícios, qualidades e valores.
Ele promove uma distribuição estratégica de Pontos de Presença, garantindo que os provedores de internet tenham proteção de entrega do serviço, minimizando o risco de tempo de inatividade, com flexibilidade de capacidade, mantendo controle financeiro sobre custo (capacidade burstable).
4. O produto é destinado a ISPs e operadoras cujo tráfego IP ultrapasse 10 GB ou tenham mais de 20 mil assinantes, correto?
Apesar de não existir um limite mínimo de capacidade IP para a contratação do serviço MultiPoP, o fato de receber o serviço IP em PoPs distintos com rede independente da Eletronet, e a necessidade de gerenciar o tráfego de forma dinâmica entre estes PoPs, tornam ele adequado para provedores com demanda de consumo a partir de 10G.
5. Seu modelo de cobrança por acionamento pode ser um grande atrativo para os clientes novos e para aqueles que já conhecem a Eletronet. Como ele funciona e quais vantagens pode trazer para os negócios?
O objetivo do MultiPoP é que o cliente Eletronet possa receber o trânsito IP contratado em dois PoPs distintos.
No PoP Primário/Principal, é entregue uma determinada capacidade, onde é faturado a porta independente do uso ou não uso do cliente.
Já no PoP Secundário/Backup é determinado uma capacidade na mesma ordem de grandeza do PoP Primário, onde o cliente tem a flexibilidade de utilizar essa capacidade quando necessário.
Com essas características, o cliente tem os seguintes cenários benéficos:
- Confiabilidade aprimorada: a entrega de tráfego através de dois PoPs distintos garante redundância e minimiza o tempo de inatividade;
- Capacidade flexível: a habilidade de utilizar a capacidade do PoP Secundário/Backup quando necessário permite ajustes dinâmicos baseados na demanda;
- Controle de custos: o faturamento do PoP Primário é independente do uso, enquanto o PoP Secundário oferece capacidade burstable sem custos fixos adicionais;
- Continuidade dos negócios: em caso de falha do PoP Primário ou picos de demanda específicos, o PoP Secundário garante a entrega ininterrupta do serviço;
- Experiência do cliente melhorada: as capacidades de redundância e failover aprimoram a confiabilidade do serviço e a satisfação do cliente.
6. Existem serviços ou recursos adicionais que podem ser incluídos no produto IP MultiPoP?
Sim. O MultiPoP pode ser composto com as várias modalidades que compõem o Trânsito IP Eletronet.
Esclarecendo, o serviço de Trânsito IP Eletronet tem na sua de proposta de valor, algumas possibilidades:
- Em função da modalidade de conectividade do serviço (local ou pleno):
- Pode ser o IP Brasil ou Full IP
- Dependendo da modalidade de faturamento (fixo ou sob demanda):
- Pode ser IP Fixo ou IP Burstable
- Em função dos pontos de Entrega (PoP ou PIX):
- Pode ser IPix ou IPoP
- E dependendo do sentido tráfego (entrante ou sainte):
- Pode ser IP Acesso ou IP Conteúdo
A estas possibilidades, acrescentamos a modalidade de Entrega do serviço:
- Em função do PoP de Entrega do serviço (PoP único ou diversidade de PoP):
- Pode ser Single PoP Local ou MultiPoP
De tal Forma que o Cliente pode ter um Trânsito IP que seja:
FULL IP / Burstable / IPoP / Acesso / MultiPoP
7. Para os provedores que já são clientes da Eletronet, como funciona a migração ou adoção desse produto?
A migração de serviços é um processo tranquilo e bem estruturado. Uma vez que a documentação necessária esteja completa e o serviço já esteja ativo no PoP Primário, procedemos com a ativação no PoP Secundário.
Essa etapa é realizada com a execução de testes de ativação, e com a conclusão bem-sucedida desses testes, o cliente pode desfrutar dos benefícios do MultiPoP.
8. E para aqueles provedores que ainda não são, como funciona o processo de adoção do IP MultiPoP?
Clientes interessados no serviço IP MultiPoP devem inicialmente definir a capacidade desejada e o ponto de presença Principal – PoP, onde ele receberá o serviço de Trânsito IP, e o PoP secundário, onde será o back-up ou transbordo de tráfego.
Com essas informações definidas, ele pode personalizar o restante dos aspectos do serviço IP, como tipo de conectividade, faturamento e demais modalidades do serviço.
9. Que tipo de suporte e assistência técnica a Eletronet oferece para o serviço IP MultiPoP?
A Eletronet se compromete a oferecer assistência contínua desde o momento da ativação do serviço. Com uma equipe de NOC dedicada, operando 24×7, garantimos suporte em vários níveis e uma escalabilidade sem precedentes.
Nosso objetivo é assegurar que cada cliente desfrute de uma experiência excepcional ao utilizar o serviço IP Eletronet.
10. Como a Eletronet garantirá a segurança e a privacidade do grande volume de dados que será transmitido por sua rede IP MultiPoP?
Quando se trata de segurança e proteção de dados, o serviço IP MultiPoP mantém o alto padrão dos demais serviços IP da Eletronet. Isso porque ele opera dentro da mesma infraestrutura robusta da nossa rede de transmissão de dados roteados, a rede IP Eletronet.
Além disso, todos os nossos serviços IP são meticulosamente monitorados e gerenciados pelas plataformas Eletronet, assegurando monitoramento constante e prevenindo qualquer falha de privacidade.
11. O IP MultiPoP já foi citado como alternativa ao backup. Quais benefícios de segurança ele oferece em relação a esse método de proteção de dados?
O IP MultiPoP Eletronet, como alternativa ao backup tradicional, oferece uma série de benefícios de segurança que são essenciais para a proteção de dados, entre eles:
- Redundância Geográfica: ao distribuir o trânsito IP entre dois PoPs distintos, o IP MultiPoP proporciona uma camada extra de segurança, pois em caso de falha em um local, o outro garante a continuidade do serviço;
- Gerenciamento Proativo: a plataforma Eletronet analisa e gerencia o tráfego de forma contínua, o que permite identificar e mitigar rapidamente potenciais ameaças à privacidade e à integridade dos dados;
- Recuperação Rápida: em comparação com métodos de backup que podem levar horas ou até dias para restaurar dados, o IP MultiPoP permite uma recuperação quase instantânea, minimizando o tempo de inatividade e o impacto nos negócios.
Contrate os serviços da Eletronet
Definitivamente, adotar o MultiPoP é uma estratégia inteligente para provedores que desejam se manter competitivos no mercado atual.
Representando um avanço na melhoria da infraestrutura de rede, ele pode ser contratado após uma análise feita pelo time de especialistas da Eletronet, fornecedora de serviços de Telecom e conectividade IP por rede de fibra óptica em OPGW que atua há mais de 20 anos no Brasil e está presente em 18 estados com 166 PoPs.
Fique por dentro dos serviços da Eletronet, acesse o site ou entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo.