Já compartilhamos aqui no blog da Eletronet os principais motivos que causam rompimento de fibra óptica no Brasil e suas consequências para provedores de internet e seus clientes.
No intuito de ajudar a identificar e até evitar a instabilidade das redes, mostramos como incidentes relacionados a quedas e danificações de postes, bem como ações de certos tipos de animais, podem provocar a interrupção mesmo que momentânea da conexão.
No entanto, cada vez mais problemas com fibra óptica têm sido registrados no país. Pela 16ª vez consecutiva, por exemplo, o estado de Roraima apresentou instabilidade. E apesar de nenhum dano ou sabotagem ter sido detectado, a região chegou a ficar 23 horas com acesso limitado à internet.
Para ajudar a identificar e solucionar essas falhas com mais facilidade e rapidez, estamos aqui para compartilhar outros três problemas técnicos que acontecem com mais frequência do que imaginamos e que podem ser evitados com manutenção preventiva ou resolvidos rapidamente se você contar com um parceiro estratégico de qualidade.
Vamos lá?
3 Problemas comuns em redes de fibra óptica
1. Reflexão do sinal óptico:
Provocada principalmente por imperfeições nos cabos, presença excessiva de conectores, emendas e mudanças de impedância, a reflexão do sinal óptico é um obstáculo capaz de prejudicar a transmissão de dados e causar diminuição significativa do sinal. Para evitá-la, além de cuidado na instalação da fibra, é necessário investir no monitoramento das redes e na manutenção da infraestrutura como um todo.
2. Dispersão cromática ou modal:
Provocada quando diferentes comprimentos de onda se propagam em velocidades distintas, a dispersão, também conhecida como distorção, normalmente causa complicações na sincronização do sinal e costuma provocar redução na qualidade da transmissão. Relativamente simples, ela pode ser impedida a partir do uso de equipamentos de alta qualidade associado à manutenção preventiva.
3. Quebra de fibra óptica:
Mais fácil de identificar do que nos dois casos anteriores, a quebra de fibra óptica pode ser provocada principalmente pela ação do clima (exposição a temperaturas extremas), em decorrência de grandes impactos físicos (provocados por obras ou acidentes) ou forças mecânicas.
Nesse caso, além do uso de materiais de qualidade, também é importante realizar manutenção preventiva para mapear possíveis riscos locais e evitar danos graves à infraestrutura.
Bônus: Instabilidade provocada por ameaças digitais
Sob influência do cenário geopolítico atual, o crescente número de dados sendo transferidos diariamente pelas redes anda chamando a atenção de cibercriminosos. Atualmente, pequenos, médios e grandes grupos têm se mobilizado ao redor do mundo para invadir softwares, causar interrupções e roubar informações sensíveis.
Apesar de invisíveis a olho nu, casos assim também ressaltam a importância de investir em expertise para o gerenciamento eficaz dos sistemas usados pelo seu provedor de internet.
Como evitar essas falhas na rede de fibra óptica?
Crie um plano estratégico eficaz
Apesar de serem comuns, essas e outras falhas relacionadas à fibra óptica podem ser evitadas a partir do investimento em estruturas de alta disponibilidade e a escolha de fornecedores de alto nível logo no início do projeto, como citamos no Guia de Implementação de Fibra óptica.
Caso você já tenha passado dessa fase, desenvolver um bom plano estratégico que inclua verba para realizar manutenção preventiva das redes, garantir o monitoramento do transporte de dados, impedir golpes e assegurar reparos também é imprescindível.
Além de contribuir positivamente para a qualidade da experiência dos seus clientes, no dia a dia, esses cuidados impedirão muitas interrupções, diminuirão tempo de inatividade tentando descobrir a raiz dos problemas, impedirão gastos extras para resolvê-los e manchas na reputação do seu negócio.
Conte com parceiros experientes e tecnologia de ponta
Destinar parte da verba para criação de uma equipe interna experiente em reparos ou contratação de uma prestadora de serviços também podem ser opções a se considerar. Diante de emergências, além de conhecer bem os problemas que afetam a sua região de operação, esses profissionais serão responsáveis pelo monitoramento e poderão agir rapidamente diante de qualquer imprevisto.
Agora, se você já faz tudo isso e quer dar um passo além, a adoção de tecnologias avançadas como IA pode ser uma boa opção. Na gestão das telecomunicações, ela pode ajudar a fazer análise preditiva, identificar anomalias no tráfego de dados, prever falhas em ativos de rede, identificar gargalos e congestionamentos.
Invista em fornecedores como a Eletronet
Há mais de 20 anos de experiência fornecendo fibra óptica para centenas de provedores de internet e operadoras de telecomunicações, a Eletronet conta com mais de 17 mil km de fibra em 18 estados do Brasil.
Por meio de sua estrutura de alta disponibilidade, a empresa garante conexão de qualidade, estabilidade e segurança no transporte de dados e trânsito IP via cabos ópticos OPGW.
Com mais de 160 PoPs distribuídos por todo o país, a Eletronet garante uma conectividade de alta velocidade, disponibilidade e confiabilidade. Se você já oferece serviços de internet, mas está em busca de mais qualidade para o seu negócio, ou se pretende atuar como provedor, entre em contato no formulário abaixo