O Brasil é um dos países do mundo que mais tem usuários de internet, o que revela o grande mercado que esse setor conquistou no país. Nesse sentido, a internet vem crescendo ano após ano, de modo que em 2022 já são 35 pontos de troca de tráfego (PTTs) no IX.br – e o de São Paulo é considerado o maior do mundo.
Dentro disso, de acordo com o NIC.br e IX.br, em 2017 o marco histórico era de 3 TPBS, o que foi considerado um grande avanço em comparação aos anos anteriores. Porém, esse número continuou crescendo, e em 2021 atingiu novo recorde: 20 TPBS.
Para entender esse avanço, é importante compreender o cenário de crescimento e saber o porquê de a internet ter conquistado tamanha expansão. Por isso, confira o artigo e fique por dentro do assunto!
Como a internet cresceu tanto nos últimos anos?
O setor já estava em expansão, mas durante o período de pandemia de Covid-19 o tráfego de internet no Brasil duplicou em razão da mudança de hábito dos consumidores, que passaram a assistir a aulas on-line, migrar para o home office e ter um consumo muito mais significativo de conteúdos audiovisuais na internet.
Para se ter uma ideia, em termos de tráfego, o Brasil é o segundo país do mundo e o primeiro no hemisfério sul.
Todo esse crescimento, é claro, também aconteceu e só foi possível em razão do aumento da infraestrutura no país e do número de provedores de internet. Porém, mesmo assim existem questões que precisam ser resolvidas, como latência, instabilidade e velocidade, a fim de garantir uma melhor experiência aos usuários, que estão cada vez mais em maior número.
Para isso, a tecnologia CDN pode ser utilizada com o intuito de auxiliar no crescimento da internet no país. Para entender mais sobre isso, veja o próximo tópico.
Saiba mais sobre o que é CDN
Como a tecnologia CDN pode auxiliar no crescimento da internet?
Uma CDN é uma rede de distribuição de conteúdo com capacidade de melhorar a experiência do usuário, evitando a latência e atingindo capilaridade e mais largura de banda.
Em termos práticos, essa tecnologia pode melhorar a velocidade com que uma página é carregada, reduzindo o tempo de acesso mesmo com cargas de alto tráfego. Com isso, a tendência é garantir melhor qualidade de conexão para os usuários.
Esse tipo de tecnologia não é tão recente, mas tem sido mais necessária em razão do avanço do setor e do crescimento de usuários e da sua mudança de perfil. Cada vez mais eles necessitam de uma melhor qualidade de rede, principalmente para transmissões de grandes eventos.
O funcionamento de uma CDN ocorre da seguinte forma: essa tecnologia reproduz o conteúdo originalmente armazenado em um servidor central. Com isso, essa nova versão que foi reproduzida é salva em diferentes regiões do mundo, que são chamadas de Pontos de Presença.
Isso significa que, quando o usuário solicita acesso a determinado conteúdo, ao invés de o servidor central precisar enviar os dados ao dispositivo do usuário (o que muitas vezes pode demorar, dependendo da localização desse servidor), o conteúdo consegue ser entregue mais rapidamente por meio da CDN que, entre os diversos pontos espalhados pelo mundo, tende a ter um mais próximo do usuário.
Aproveite e veja outras dicas da Eletronet, conhecendo a tecnologia em Links Dedicados e conferindo notícias para provedores.
Projeto OpenCDN
Existem diversos tipos de CDN, incluindo o projeto OpenCDN, que foi criado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR de compartilhamento de infraestrutura e do Comitê Gestor da Internet do Brasil para descentralizar o conteúdo da internet brasileira.
Esse projeto visa fazer uma aproximação entre os CDNs e os PTTs para atingir o objetivo acima mencionado. Ele já está em funcionamento em Manaus, Salvador e Brasília, e outros locais também o receberão em parcerias com diversas empresas.
Assim, juntamente ao crescimento dos PTTs e da internet no país, mais tecnologias vão fazendo parte desse setor e projetos são criados para garantir cada vez mais qualidade aos usuários, viabilizando que a infraestrutura suporte a expansão que esse mercado tem vivenciado.
Continue no blog da Eletronet e confira muitas outras novidades sobre assuntos envolvendo provedores de internet.
Confira como funciona CDN para servidores