Mesmo com o mercado de banda larga fixa crescendo, os provedores regionais de internet estão preocupados com a chegada do 5G e se questionam se vão conseguir sobreviver diante da nova tecnologia que promete conexões mais rápidas e robustas.
Se esse é o seu caso, confira o artigo e descubra como a nova geração de internet pode ser uma aliada para seu crescimento, e não o contrário.
O 5G pode abrir novas oportunidades de negócios para os provedores de internet
A base para a implementação da internet 5G é a fibra óptica, e as operadoras que vão implementá-la precisam de uma infraestrutura que ligue as estações bases que vão transmitir os sinais do 5G, lembrando que ele exige uma infraestrutura maior e mais robusta do que as gerações anteriores.
Essa situação pode ser convertida em uma oportunidade para os provedores de internet regionais, já que, em termos financeiros, é mais viável para as operadoras usarem as infraestruturas existentes do que construí-las do zero.
Além disso, apesar do avanço do 5G, a conexão por ondas de rádio não é tão estável quanto a fibra óptica, o que pode ser uma desvantagem para aqueles que necessitam de conexões confiáveis, como empresas e até mesmo residências, tendo em vista que a pandemia estimulou o aumento do home office.
Por fim, o custo da infraestrutura necessária para a implementação do 5G pode tornar os planos de internet móvel mais caros e limitados em termos de pacote de dados, o que pode favorecer a banda larga fixa com pacotes ilimitados, favorecendo os provedores regionais.
Promessas do 5G para o futuro
O 5G promete revolucionar o futuro com velocidades de conexão ultrarrápidas. Com essa tecnologia, espera-se que a experiência de acesso à internet sem fio seja muito diferente para os usuários, com velocidades para enviar e receber dados cem vezes mais rápidas do que com o 4G.
O 5G também permitirá a expansão da Internet das Coisas (IoT), em que dispositivos executam funções e trocam informações entre si sem precisar da intervenção humana.
Além disso, a tecnologia trará impactos significativos em outros setores, como na saúde, em que já existem cirurgias guiadas remotamente com alta qualidade de imagem e tempo mínimo de resposta em países como China e Espanha. A baixa latência oferecida pelo 5G poderá permitir a realização de mais cirurgias e consultas importantes a distância.
Cabe mencionar, ainda, que os transportes serão beneficiados com o 5G, permitindo o desenvolvimento de carros autônomos mais confiáveis e seguros.
Como você pôde perceber, o 5G trará muitos benefícios não só para as grandes operadoras que distribuirão a conexão pelo país e para os usuários que se beneficiarão de uma internet móvel mais rápida, mas também para os provedores regionais de internet, já que o 5G traz grandes oportunidades para esse segmento.
Portanto, ao invés de desaparecer com a chegada do 5G, os provedores de internet poderão se beneficiar dessa nova tecnologia e expandir seus negócios, aproveitando as oportunidades que surgirão com essa nova era de conectividade.
Confira também: Power meter