SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Segurança de dados para provedores de internet

Segurança de dados para provedores de internet
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

A segurança digital tem sido uma preocupação global que passou a ser debatida, inclusive pelo Fórum Econômico Mundial. Isso porque o cibercrime tem gerado perdas estimadas entre US$ 1 trilhão em 2020 e US$ 6 trilhões em 2021, segundo reportagem do jornal Valor Econômico, que aponta estimativas divulgadas pela União Internacional das Telecomunicações (UIT).

No entanto, a perda financeira que as empresas podem sofrer com os ataques não são o único prejuízo causado por esse tipo de crime, o efeito em cadeia gera problemas jurídicos, com a lei geral de proteção de dados (LGPD), e problemas de imagem que podem ocasionar na perda de clientes, além de danos a ativos da empresa, entre outros.

Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2021, o Brasil foi alvo de mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques, o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. E as redes dos provedores de internet (ISPs) também estão incluídas nesses números.

Para ajudar a mitigar os riscos de ataques cibernéticos, a Eletronet criou um Guia de Segurança de Dados para Provedores de Internet com dicas essenciais de segurança para os ISPs. O Guia pode ser baixado gratuitamente neste link. Veja o que você vai encontrar:

Ataque DDoS

  • Prevenção
  • Mitigação

Ataque ao usuário final

  • Ferramentas de gerenciamento
  • Processos
  • Configurações de equipamentos e recursos
  • Backup
  • Recuperação de desastres

É importante entender também que não só o provedor de internet deve tomar uma série de cuidados com a segurança, como nós também devemos nos atentar na hora de acessar links, fazer downloads e inserir dados em sites. Confira algumas dicas de cuidados pessoais com a segurança digital:

Mensagens Falsas

Os cibercriminosos costumam aproveitar temas que estão em tendência para fazer o ataque. Por isso é preciso ter um cuidado redobrado ao abrir links em e-mail, WhatsApp e até SMS. Não forneça seus dados sem ter certeza de para quem está enviando, não acredite em mensagens anunciando promoções muito vantajosas sem antes olhar os sites oficiais, preste atenção nos links, e não abra nada com terminações estranhas.

Senhas Seguras

Adote senhas seguras com caracteres que incluam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (arroba, exclamação, interrogação). Lembre-se de alterar as senhas periodicamente e de não deixá-las em locais de fácil acesso.

Atualizações

Faça sempre as atualizações do sistema operacional, softwares e antivírus em seus dispositivos e marque a opção de atualizações automáticas. As empresas de tecnologia estão sempre renovando a segurança para lidar com as novas ameaças virtuais. Com um sistema mais atualizado você tem uma chance menor de ficar vulnerável.

Backup

Mesmo com todas as precauções, sempre estamos suscetíveis a desastres, por isso faça sempre o backup de suas informações mais importantes. O nível e a frequência do seu backup irão depender da importância dos seus dados. Para empresas é necessário criar um DRP (Plano de Recuperação de Desastres) que precisa reestabelecer o sistema no menor tempo possível.

Gostou das dicas? Então fique sempre atento ao nosso blog e biblioteca para mais conteúdos como esse.

Confira também: Rede neutra

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais