SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Splitter desbalanceado e balanceado: diferenças e quando usar cada um dos modelos

Imagem de um homem sentado com o celular na mão, pensando em vários assuntos de tecnologia.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O splitter é um dispositivo que serve para fracionar o sinal de luz transmitido pela fibra óptica, permitindo que uma única fibra tenha mais de uma saída e possa atender um maior número de usuários. Há dois tipos de splitters: o balanceado e o desbalanceado. 

Apesar de o primeiro ser mais usado, isso não significa que seja melhor. A questão é que cada um deles atende a uma demanda específica. Se você não sabe quando usar splitter desbalanceado e balanceado, acompanhe o artigo e entenda a diferença entre eles, quando usar cada um e quais cuidados ter com ambos.

Splitter desbalanceado e balanceado: qual é a diferença?

Os dois equipamentos têm o mesmo propósito: dividir o sinal de luz transmitido pela fibra óptica. A diferença é que, enquanto o splitter desbalanceado conta com uma entrada e duas saídas e divide o sinal de maneira assimétrica, o splitter balanceado pode apresentar de 1 a 2 entradas e de 2 a 128 saídas e divide o sinal de forma equivalente entre todos os destinos.

Quando utilizar cada tipo de splitter?

Como dito antes, o splitter balanceado é indicado na grande maioria dos casos. Isso acontece porque ele permite incluir uma maior quantidade de usuários em uma única porta PON, o que o torna ideal para atender a intensa demanda das grandes cidades que contam com uma elevada densidade populacional.

O splitter desbalanceado, por sua vez, é indicado em situações específicas, e por isso é usado em menor escala. A escolha por esse tipo de splitter deve levar em conta a porcentagem de acoplamento das fibras, resultando em perdas diferentes nas duas portas de saída, o que o torna a opção ideal para áreas rurais, onde as redes são esparsas e a internet ainda está se desenvolvendo.

Por dividir o sinal de internet de forma assimétrica, esse tipo de splitter permite que sejam realizadas configurações para atender aos requisitos específicos de cada projeto.

Quais cuidados devem ser tomados ao usar splitters?

Os splitters devem conter fibras insensíveis à curvatura, conforme prevê a lei. Isso permite que a conexão permaneça estável e mantenha sua qualidade.

Outro ponto importante é cuidar para não ultrapassar o limite de funcionamento do splitter, seja ele balanceado ou desbalanceado, pois isso pode resultar na degradação da fibra óptica e interrupção no funcionamento da rede ao longo do tempo.

Conheça a Eletronet

Com mais de duas décadas de experiência no mercado, a Eletronet administra e opera uma vasta rede de fibra óptica que cobre 18 estados do Brasil e tem mais de 17.000 km de extensão. 

A rede é construída com cabos OPGW integrados às linhas de transmissão de energia elétrica, garantindo alta qualidade, confiabilidade, baixíssimas taxas de falhas na rede e capacidade ilimitada.

Oferecemos serviços de alta velocidade para longas distâncias para operadoras de telecomunicações e provedores de internet, buscando levar conectividade e informação ao maior número de pessoas possível.

Se é isso que você deseja proporcionar aos seus clientes, entre em contato com a Eletronet e conheça nosso serviço de link dedicado para provedores.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais