SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

2020: A transformação digital batendo à nossa porta

2020 A transformação digital batendo à nossa porta
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

2020 A transformação digital batendo à nossa porta

A transformação digital é um caminho sem volta. A cada novo dia surgem mais e mais tecnologias disruptivas com soluções que exigem conexões potentes e que necessitam de redes robustas. Por isso, os provedores de internet precisam estar preparados para entregarem capacidade suficiente que permitam a seus clientes extraírem o máximo do potencial destas soluções. Pensando nisso, separamos algumas das principais tendências que devem fazer parte do nosso cotidiano até 2020. Confira:

Computação Cognitiva

As máquinas já estão aprendendo junto com seus usuários. A partir de uma série de infinitas probabilidades em cima de dados já obtidos pelas operações, softwares realizam funções de maneira automatizada, sem a necessidade de comandos e, inclusive, apresentando estratégias para resolução de desafios. Setores como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo já conseguem entregar benefícios aos seus clientes e agilizar atendimentos junto aos consumidores através de assistentes virtuais.

Impressoras 3D

A ideia não é lá muito nova, existindo desde os anos 80. Mas as impressoras 3D voltaram à tona (com força) e ganharam projetos ousados, permitindo a criação de objetos complexos e com poder de modificar toda uma estrutura consolidada de processos nas empresas. Até 2020, a expectativa é que seja possível a bioimpressão de órgãos do corpo humano, bem como próteses e materiais que auxiliem transplantes. No varejo, por exemplo, grandes marcas de roupas e calçados já estudam maneiras de substituir seu modo de produção atual por impressoras 3D.

Automação – robôs e carros autônomos

Grandes montadoras projetam lançar carros autônomos até 2020 e a expectativa é de que, até 2050, as pessoas não mais utilizarão suas mãos para dirigir seus veículos. Somado a isso, a robótica chegará para realizar tarefas e automatizar rotinas em um breve espaço de tempo. A tendência é que novas estruturas sejam criadas dentro das empresas e, com isso, as pessoas passem a ocupar cargos onde possam ser mais estratégicas e criativas.

Internet das Coisas – IoT

A tendência é que não só as pessoas estejam conectadas à internet, mas sim TUDO estar interligado. Com IoT, os objetos estarão realizando tarefas de forma automatizada, trazendo benefícios tanto domésticos, quanto para o mundo corporativo. Casas inteligentes adiantarão tarefas antes realizadas de forma manual, indústrias terão maior controle de sua logística e de sua produção através de sensores, que também poderão ser usados por lojas para entender melhor o perfil de seu consumidor durante a experiência de compra e até mesmo o agronegócio fará a gestão e mapeamento de sua colheita através de Drones, por exemplo.

Autor: Marcel Carvalho, gerente de TI 

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais