SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

9 dicas de como economizar no cabeamento de fibra óptica

Cabos de fibra óptica inseridos em uma estrutura econômica e eficaz sem perda de qualidade.
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

O cabeamento de fibra óptica tem sido a escolha da maioria dos provedores de internet para a construção da infraestrutura de transmissão de dados.

Essa preferência é resultado das vantagens que esse tipo de cabo oferece, como maior velocidade e potência, segurança, facilidade de instalação, redução de manutenção e custo-benefício.

Nesse sentido, o cabeamento de fibra óptica é composto internamente por diversos fios extremamente finos, normalmente feitos de vidro e de aspecto transparente. São eles que transmitem os dados por meio dos pulsos de luz.

Na parte externa, eles contêm uma camada protetora feita em plástico, com uma cobertura extra para promover mais resistência à fibra.

Porém, além de tantas vantagens, ainda é possível economizar no cabeamento de fibra. Como? Confira as dicas a seguir e entenda! 

9 dicas de como economizar no cabeamento de fibra óptica

1. Planeje atentamente a infraestrutura

A primeira dica para economizar é fazer um bom planejamento para a infraestrutura do cabeamento de fibra.

Isto é, é preciso projetar a infraestrutura adequadamente, considerando as necessidades e a forma como o cabeamento será utilizado.

Isso é fundamental para que o provedor possa ter o máximo de aproveitamento do investimento realizado.

2. Utilize ferramentas de gerenciamento de cabos

No momento de realizar manutenções, solucionar problemas ou fazer alterações, é preciso que os cabos de fibra estejam bem organizados. Assim, o provedor economiza dinheiro e tempo.

Para tanto, é indicado o uso de ferramentas que facilitam o gerenciamento do cabeamento.

3. Opte por cabos de uso interno

Outra dica é optar por utilizar cabeamento de fibra óptica que tenha certificação para uso interno.

Em um primeiro momento, o custo pode ser mais caro. Porém, o provedor economiza em médio e longo prazo, pois esse tipo de cabo tem maior durabilidade.

4. Evite emendas

As emendas nos cabos de fibra óptica devem ser feitas somente em último caso. Afinal, cada emenda tem um custo elevado, e ainda prejudica o sinal da fibra. Ou seja, o ideal é evitá-las sempre que possível.

5. Utilize caixas de terminação

Para organizar as instalações de fibra, o uso de caixas de terminação é uma ótima recomendação.

Isso porque essas caixas ajudam a manter os cabos organizados e protegidos, evitando danos e manutenções extras.

Além disso, as caixas de terminação de fibra óptica ainda deixam a instalação mais profissional, o que é ótimo para a imagem da empresa.

6. Utilize gabinetes de fibra óptica

Principalmente em instalações externas, onde o cabeamento fica exposto constantemente a intempéries, o uso de gabinetes de fibra óptica é uma escolha acertada.

Afinal, os cabos de fibra ficam mais protegidos com eles, inclusive contra danos normalmente causados por roedores ou outros tipos de animais.

Como resultado, o provedor diminui a necessidade de reparos, manutenções e substituições, garantindo mais economia.

7. Use dutos e bandejas

Mais uma excelente opção que ajuda a evitar danos e, consequentemente, custos extras nos cabeamentos de fibra óptica é o uso de bandejas e dutos.

Esses acessórios não só protegem os cabos contra danos, como também contribuem na organização, tornando a manutenção mais rápida e fácil.

8. Utilize técnicas de amarração

Com técnicas de amarração para cabos de fibra, o provedor evita que eles fiquem soltos e emaranhados, o que poderia causar danos. Sendo assim, essa é mais uma dica para economizar no cabeamento de fibra óptica.

Nesse sentido, cada profissional pode escolher a técnica que mais tem afinidade e facilidade em executar, pois existe uma grande variedade delas.

9. Utilize kits de reparo

Todo provedor de internet quer evitar quebras na fibra, pois sabe que o reparo pode ter um alto custo.

Porém, uma dica de economia nesses casos é optar por um kit de reparo de fibra óptica. Com ele, você conserta a quebra e economiza.

Esses kits são formados por todas as ferramentas necessárias para um reparo desse tipo, como crimpadores de fibra óptica, decapantes e cutelos.

Com essas dicas, seu provedor de internet pode reduzir os custos que envolvem toda a infraestrutura de cabeamento de rede de fibra óptica. Teste cada um e identifique aqueles que mais forem compatíveis com as suas necessidades.

Já conhece a Eletronet? Navegue pelo nosso site e entenda como podemos ajudar seu provedor com nossos serviços de transporte de dados.

Assine nossa Newsletter

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais