Fiber-to-the-Home, ou rede FTTH, é uma solução utilizada pelas operadoras para levar banda larga de alta velocidade ao mercado. A tecnologia funciona com um leque de serviços que proporcionam acesso de telefonia, televisão digital, rádio e internet de maneira mais rápida e eficiente via fibra óptica, capaz de prover uma rede de acesso que vai de 100 Mb/s a 40 Gb/s. Dessa forma, a internet é entregue em casas e escritórios sem perdas de dados e, melhor, sem a necessidade de manutenções constantes.
Seu principal diferencial quando comparado aos outros sistemas está no fato de o feixe de luz partir da central da operadora e ir diretamente até a casa dos usuários.
Veja também: Entenda o que é EPON e GPON
A rede ftth funciona da seguinte forma: a terminação óptica faz a transição entre cabos de distribuição e os “drops” (cabos terminais). Estes últimos encaminham os dados diretamente aos terminais dos usuários/ consumidores. A conexão é acabada por um cordão óptico, que faz a junção com o equipamento final e o ponto de terminação.
Ao usar o sistema, a estrutura de fios de cobre fica para trás e o provedor de acesso passa a oferecer ao seu cliente uma conexão com mais qualidade, velocidade e segurança. A técnica possui muitas vantagens em relação às formas tradicionais de provimento de redes, tendo dimensões reduzidas e transportando pacotes de dados sem ruídos, já que é protegida de interferências eletromagnéticas.
A Rede FTTH consegue atender a demanda de banda dos usuários tanto residenciais, quanto corporativos, que cresce cada vez mais, suportando o chamado Triple Play (Dados, Voz e Vídeo). Além de ter índices modestos de atenuação, ou seja, permite que a distância entre provedor e cliente seja maior, é de fácil instalação e de rápida ativação de novos usuários.
Mais informações na Eletronet
Conheça também: Tecnologia em Links Dedicados
Veja também: Notícias para provedores
A qualidade e estabilidade, além da garantia de não sofrer interferências externas, também vêm acompanhadas de um corte relevante de custos. A evolução e o aprimoramento da técnica a tornaram menos complexa, permitindo um investimento relativamente baixo na manutenção de todo o material da malha de rede ftth.
Com o aumento de dispositivos móveis, Internet das Coisas, e cada vez mais dados sendo produzidos e consumidos, todos precisarão de uma alternativa que entregue serviços de qualidade. Aposte na rede FTTH e perceba a diferença.
Autor: Leandro de Carvalho Pençal, coordenador de Engenharia de Redes.