SUPORTE  0800 771 1237

Flag UK

Qual a melhor solução de Backup para a sua empresa?

Imagem ilustrando a importância de backup para empresa
FACEBOOK
LINKEDIN
TWITTER

Os dados se tornaram um dos principais bens de valor de uma empresa. O armazenamento, a segurança e análise desses dados estão sempre em debate. Perder algo tão valioso pode causar não só prejuízo financeiro, como um abalo na reputação da companhia. Por isso, é essencial estabelecer alguns procedimentos que evitem falhas e vulnerabilidades.

O backup é um desses procedimentos. A cópia de segurança dos dados deve ser realizada de forma periódica, mas a frequência estabelecida depende sempre da sensibilidade dos dados, podendo variar entre minutos ou dias, como for mais conveniente a depender da importância dos dados.

Além de realizar o backup na frequência estabelecida é preciso garantir periodicamente que a restauração após um desastre (disaster recovery) seja válida. Essa validação pode ser feita, por exemplo, restaurando o backup em ambiente replicado em tempos de calma.

Tipos de Backup

Os métodos de backup existentes são variados. Começando pelo armazenamento, o backup pode ser realizado tanto em servidor próprio quanto em nuvem. O primeiro é usado principalmente para manutenção de dados sigilosos e críticos. O segundo pode apresentar um menor custo benefício.

Em relação aos tipos de backup, eles podem ser:

1. Backup Full

O backup full é a cópia de todos os arquivos do seu sistema de forma completa. Ele exige mais espaço em disco e mais tempo para ser feito. Toda empresa deve realizar o backup full de forma periódica podendo aliar os outros tipos de backup para evitar falhas.

2. Backup Incremental

O backup incremental nada mais é do que um incremento do último backup realizado, ele geralmente é feito de forma diária e tem por objetivo manter uma cópia das alterações mais recentes, para que em caso de falha, as alterações anteriores possam ser reestabelecidas.

3. Backup Diferencial

Já o backup diferencial é feito em relação ao último backup full realizado. Assim como o incremental, ele irá armazenar todos os arquivos diferentes que existirem após o último backup, a diferença é que o incremental faz o backup a partir do backup anterior, e o diferencial é feito sempre em relação ao backup full, não importando as alterações incrementais feitas após o último backup full.

Definir a frequência e o método de backup é essencial para qualquer empresa, esse planejamento pode ser definido dentro de um plano de recuperação de desastres (DRP), ou seja, um conjunto de políticas e procedimentos que permitem a recuperação ou continuação da infraestrutura de tecnologia em casos de falhas ou desastres. O backup é uma das etapas desse plano e deve ser bem planejado e executado.

Assine nossa Newsletter

Artigos mais lidos

Últimas notícias

Siga nossas Redes Sociais